As taxas de inscrição para um franqueado diferem significativamente em valor, dependendo do sistema de franquia.

Franquias padaria express
Com alguns sistemas de franquia, não há nenhuma taxa de entrada para o franqueado. De acordo com um estudo da Franchise Monitor, as taxas de entrada para uma franquia na Alemanha giram em torno de 10.300 euros. O mercado Hagebau, alguns estúdios de cozinha e os postos de gasolina OMV, por exemplo, não cobram entrada. Eyes + more ou Nordsee, por exemplo, têm uma taxa de entrada superior a 25.000 euros.

Além da taxa de inscrição, os custos de criação do site também contam para o requisito de capital. Os valores dos investimentos dependem principalmente do setor: é óbvio que é mais barato ingressar em uma empresa franqueada no setor de serviços, onde você só precisa de um escritório, do que montar e montar todo um restaurante ou academia como uma franquia.

A soma aqui pode chegar a vários 100.000 euros. Segundo o Monitor de Franquias, se você observar os custos totais de investimento que um franqueado tem que fazer no primeiro ano de fundação de uma franquia, chega-se ao seguinte resultado: Em mais da metade dos sistemas de franquias, os custos para o franqueado são inferiores a 50.000 euros. Com pouco menos de 40%, os franqueados têm que pagar entre 100.000 e 200.